As consequências da pandemia do coronavírus para a economia mineira são tema de transmissão ao vivo

O Governo de Minas, por meio da Fundação João Pinheiro (FJP) realiza, na próxima quarta-feira (29), às 17h, transmissão ao vivo sobre a economia mineira e a pandemia da Covid-19. O bate papo terá como convidado o pesquisador e coordenador de Contas Regionais, Raimundo Leal, e será realizado no perfil da FJP no Instagram.

Responsável pelo cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais, a FJP publicou uma análise dos Cenários de Contração da Atividade Econômica que estima a magnitude do choque de oferta por mês de interrupção do fluxo normal da atividade econômica em decorrência da pandemia do coronavírus.  A partir de simulação de cenários base, pessimista e otimista, foi possível projetar o impacto anual sobre o PIB e o valor adicionado bruto setorial (VAB), em termos de desvio da tendência.

FIN Covid-19 – O Governo de Minas instituiu, no dia 25 de março de 2020, o Comitê Gestor das Ações de Recuperação Fiscal, Econômica e Financeira do Estado de Minas Gerais – Comitê Extraordinário FIN Covid-19, do qual a Fundação João Pinheiro faz parte.  O FIN Covid-19 visa acompanhar e propor medidas de natureza fiscal, econômica e financeira para a recuperação da economia mineira, abalada pelos desdobramentos da pandemia da Covid-19.

Outras publicações da FJP para o FIN Covid-19 estão disponíveis em http://novosite.fjp.mg.gov.br/cenarios-fjp-covid-19/.