Cursar graduação em administração pública

| SERVIÇO

O que é

O Curso de Administração Pública destina-se à formação de servidores preparados para atuar nas áreas de planejamento e avaliação, administração financeira e orçamentária, contabilidade, modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, recursos materiais, recursos humanos e administração patrimonial e na formulação, supervisão e avaliação de políticas públicas, constituindo-se em um instrumento fundamental para a modernização do Serviço Público. Apresenta um caráter peculiar, na medida em que articula o concurso público com o ingresso dos formandos em uma carreira de Estado, a de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, do Poder Executivo do Governo do Estado de Minas Gerais, apresentando a dupla natureza de um concurso público e um curso superior de administração pública.

Quem pode utilizar este serviço?

Cidadãos com Ensino Médio concluído em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) aprovados no Enem (dentro do limite de vagas estabelecidos no edital da Fundação João Pinheiro) e com inscrição realizada no Concurso Público para o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

Etapas para realização deste serviço

1 Fazer a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e suas provas

O Exame Nacional do Ensino Médio é a primeira etapa do concurso público. Assim, os candidatos interessados deverão realizar a inscrição no Enem e fazer as provas aplicadas pelo Ministério da Educação (MEC) no ano corrente. 

CANAIS DE PRESTAÇÃO

DOCUMENTAÇÃO

  • Documento de identidade (RG)
  • Cadastro Nacional de Pessoa Física – CPF

VALOR

Consultar no edital do Enem

2 Inscrever-se para o concurso

Além de se inscrever no Enem, o candidato deverá fazer a inscrição no concurso para o cargo e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

CANAIS DE PRESTAÇÃO

WEB

www.fjp.mg.gov.br

DOCUMENTAÇÃO

  • Cadastro Nacional de Pessoa Física – CPF
  • Número do Enem do ano vigente

VALOR

Consultar no edital vigente do concurso

3 Ser aprovado dentro do limite de vagas

O candidato deve acompanhar os resultados que são divulgados no sítio eletrônico da FJP

CANAIS DE PRESTAÇÃO

WEB

www.fjp.mg.gov.br

5 Efetuar matrícula

CANAIS DE PRESTAÇÃO

PRESENCIAL

Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho

Alameda das Acácias, 70, 3º andar – Bairro São Luiz, Pampulha – CEP: 31.275-150 – Belo Horizonte – MG 

DOCUMENTAÇÃO

  • Documento que comprove a conclusão do ensino médio ou curso equivalente;
  • Documento de Identidade;
  • Cadastro Nacional de Pessoa Física – CPF;
  • Título de Eleitor e comprovante de votação nas últimas eleições ou Certidão de Quitação
    Eleitoral emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE ou TRE, disponível em
    http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral;
  • Prova de quitação com as obrigações do serviço militar – se do sexo masculino, mediante
    apresentação de Comprovante de Dispensa de Incorporação (CDI);
  • Comprovante de residência recente – emitido há no máximo 2 meses. Caso o aluno não possua
    comprovante em seu nome, poderá utilizar o que estiver em nome do responsável legal;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de que possui conta corrente no Banco do Brasil para que possa receber sua
    bolsa de estudos. Esta conta poderá ser comum, universitária ou salário. Caso o candidato
    matriculado não possua conta corrente no Banco do Brasil no ato da matrícula, será concedido um
    prazo de 07 (sete) dias úteis para a regularização desta pendência.

Quanto tempo leva?

O curso tem a duração de 4 anos.

Legislação

Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. https://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:federal:lei:1996-12-20;9394

Lei nº 18974, de 29 de junho de 2010 – Estabelece a estrutura da carreira estratégica de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, altera as tabelas de vencimento das carreiras policiais civis de que trata a Lei Complementar nº 84, de 25 de julho de 2005, e dá outras providências. https://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br;minas.gerais:estadual:lei:2010-06-29;18974

Outras informações

Para outras informações, entre em contato com a unidade responsável, por telefone, e-mail ou formulário do Fale conosco.

Dúvidas frequentes

Não há dúvidas frequentes cadastradas.

Unidade responsável

Coordenação do curso de Administração Pública

Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho

Telefone: (31) 3448-9552

Email: kamila.oliveira@fjp.mg.gov.br