Graduação

O Curso de Administração Pública da Fundação João Pinheiro busca formar servidores preparados para atuar nas áreas de planejamento e avaliação, administração financeira e orçamentária, contabilidade, modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, recursos materiais, recursos humanos e administração patrimonial e na formulação, supervisão e avaliação de políticas públicas, constituindo-se em um instrumento fundamental para a modernização do serviço público.

Além disso, o curso apresenta um caráter peculiar, na medida em que articula o concurso público à graduação em Administração Pública e posterior ingresso dos formandos em uma carreira de Estado, a de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais.

Público alvo

Pessoas com diploma de ensino médio

Investimento

Curso gratuito

Duração

4 anos (3.265 horas/aula)

Oferta de vagas

40 por concurso

Dias e horários

Aulas diárias, em período integral

Local

Campus Pampulha: Alameda das Acácias, nº 70, São Luiz - Belo Horizonte / MG

Coordenação

Kamila Pagel de Oliveira | kamila.oliveira@fjp.mg.gov.br | (31)3448-9592

Seleção

Edital e publicações

As disciplinas obrigatórias do curso são dispostas numa organização matricial, observando sua sequência lógica nos oitos semestres letivos dentro de cada área temática, como Fundamentos Quantitativos; Finanças, Orçamento e Controle; Administração; Gestão Pública; Sociologia e Política; Economia; Direito e Metodologia.

São 3.265 horas/aula obrigatórias, divididas em disciplinas obrigatórias (2.505 horas/aula), disciplinas optativas (120 horas/aula), estágio supervisionado (500 horas/aula), atividades complementares de graduação (80 horas/aula) e atividades de imersão e conexão (60 horas/aula).

Cumpridos todos os requisitos previstos na Lei nº. 18.974/2010, que regulamenta a carreira de EPPGG, no Regimento Interno da Escola de Governo (PDF 178 KB) e nos regulamentos do curso, o egresso do curso de Administração Pública será nomeado para o cargo da referida carreira, nível I, grau A, possuindo atribuições como a formulação, a supervisão e a avaliação de políticas públicas e o exercício de atividades relacionadas à gestão pública. A jornada de trabalho do EPPGG é de 40 horas semanais, sendo regido pelo regime jurídico estatutário, nos termos do art. 4º e parágrafos da Lei Estadual nº 18.974/10.

Enade: O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. 

  • 2018: Conceito Enade 5
    – 1º lugar (Cursos de Administração Pública e tecnologia em gestão pública) em um total de 136 cursos avaliados (considerando valor do Enade contínuo e das notas de Formação Geral e Conhecimento específico)
    – 1º lugar entre os Cursos de Administração, Administração Pública e tecnologia em gestão pública em um total de 1874 cursos avaliados (considerando valor do Enade contínuo e das notas de Formação Geral e Conhecimento Específico)
    O Csap está entre os 24 cursos que obtiveram Enade contínuo 5 em um total de 8520 cursos avaliados.
  • 2015: Conceito Enade 5
    1º lugar entre os 1857 cursos de Administração, e 2º lugar entre os 8124 cursos de graduação avaliados no país (nota bruta) 
  • 2012: Conceito Enade 5
    10º lugar entre os 1553 cursos de Administração avaliados no país (nota bruta)
  • 2009: Conceito Enade 5
    12º lugar entre os 1663 cursos de Administração avaliados no país (nota bruta)
  • 2006: Conceito Enade 5
    1º lugar entre os 1475 cursos de Administração avaliados no país (nota bruta)

IGC – Índice Geral de Cursos: O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade que avalia anualmente as Instituições de Educação Superior. É medido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Sua nota máxima é 5.

  • Nota 5: 2008, 2009, 2011, 2013, 2016
  • Nota 4: 2012, 2014, 2015

Guia do Estudante (Editora Abril): Pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso, que emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas)   

  • Nota 5 estrelas: 2008, 2014, 2015, 2016, 2017
  • Nota 4 estrelas: 2007, 2010, 2011, 2012, 2013

Kamila Pagel de Oliveira
Coordenadora do Curso – Presidente do Colegiado

Thiago Zordan Malaguth
Sub-Coordenador do Curso

Rosânia Rodrigues de Sousa
Gerente de Ensino e Pesquisa

Beatrice Correa de Oliveira
Gerente de Extensão e Relações Institucionais

Bárbara Barbosa Dias dos Anjos
Coordenador de Estágio Supervisionado

Bárbara Barbosa Dias dos Anjos
Coordenadora de Estágio Extracurricular e Atividades Complementares de Graduação (ACG)

Marcos Arcanjo de Assis
Representante do corpo docente (Titular)

Bruno Lazzarotti Diniz Costa
Representante do corpo docente (Suplente)

Renato Vale Santos
Representante do corpo docente (Titular)

Juliana Lucena Ruas Riani
Representante do corpo docente (Suplente)

Gabriel de Oliveira Gonzaga
Representante discente (Titular)

Kelly Rayssa Campos Cardoso
Representante discente (Suplente)