Linha do tempo

Memória FJP

Lançamento do Lab.mg
O Laboratório de Inovação LAB.mg, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e pela Fundação João Pinheiro (FJP), tem o objetivo de realizar projetos inovadores para transformação de serviços públicos e melhoria de processos da administração, além de pesquisas, capacitações e outros produtos.
OMS decreta pandemia do novo Coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anuncia em Genebra, na Suíça, que a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, passa a ser caracterizada como uma pandemia.
É publicado novo estatuto da Fundação João Pinheiro
Publicado por meio do decreto 47.877, de 5 de março de 2020, o novo estatuto da FJP atualiza a estrutura institucional além de diretorias, conselhos e competências.
Lançamento do Plano de Integridade da FJP
O Plano de Integridade da FJP visa promover avanços em matéria de governança, gestão de riscos, controles internos, cumprimento dos procedimentos e regulamentos, prevenção de atos ilícitos, tratamento de denúncias, entre outros.
FJP é responsável por promover o Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL)
O objetivo do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), que integra o programa Transforma Minas, é valorizar e desenvolver competências específicas para cargos de liderança, entre elas orientação para resultados, resiliência diante de desafios, engajamento de pessoas, comunicação, entre outras. Os treinamentos do PDL são coordenados pela FJP.
FJP lança o livro Minas de Números : políticas públicas de estatística em Minas Gerais : perspectivas históricas e catálogo de fontes 1890-2002
FJP lança a plataforma Minas e-dados
A plataforma fornece a caracterização e informações socioeconômicas, físico-territoriais e demográficas de Minas Gerais.
FJP publica o relatório Fluxos migratórios dos territórios de desenvolvimento de Minas Gerais e grandes regiões do Brasil
O trabalho apresenta uma análise descritiva de informações relativas às migrações internas do Brasil no período de 2005 a 2010.
Geoportal do Café
Plataforma desenvolvida pela FJP em atendimento à demanda da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater). A ferramenta é dedicada à organização de informações geoespaciais e de indicadores relacionados ao agronegócio do grão no estado.
História do Café das Matas de Minas: 1808-2015
Estudo publicado pela FJP em parceria com o Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Novo estatuto da Fundação João Pinheiro
Publicado por meio do Decreto nº 47.214/2017, criou duas novas diretorias: Diretoria de Cultura, Turismo e Economia Criativa e Diretoria de Informação Territorial e Geoprocessamento.
Prêmio Melhores Universidades
A Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da FJP recebe o prêmio na categoria Excelência Especializada, pelo Curso de Administração Pública (Csap). O reconhecimento foi concedido pelo Guia do Estudante, publicação da Editora Abril.
Extinção do IGTec
É promulgada a Lei 22.289 que extingue o Instituto de Geoinformação e Tecnologia – IGTec, incorporando à FJP suas competências de coordenação e execução de pesquisas e trabalhos técnico-científicos nas áreas de geografia, cartografia e geologia, executados os de mapeamento básico para fins de geologia econômica.
Barragem do Fundão, em Bento Rodrigues
A ruptura da barragem de resíduos de mineração, Barragem do Fundão, em Bento Rodrigues, subdistrito do município de Mariana, provoca a pior catástrofe ambiental da história do Brasil.
Plataforma Diagnóstico MG
A plataforma do Governo do Estado disponibiliza dados e uma minuciosa análise do quadro socioeconômico de Minas Gerais.
Conclusão do Plano Diretor Participativo do Município de Tiradentes/MG
Realizado pela FJP no período 2013-2015.
Prêmio TI & Governo para o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil
Plataforma desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Fundação João Pinheiro recebeu o prêmio 2014 na categoria e-Democracia.
Sanção do Marco Civil da Internet
A Lei Federal nº 12.965/2014, conhecida como Marco Civil da Internet, estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil.
EAD na Escola de Governo
Informação em Segurança Pública foi o primeiro curso EAD da Escola de Governo ofertado de forma aberta e gratuita e destinado ao público interessado na temática.
Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável de Belo Horizonte
Elaborado pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas da FJP.
Promulgada a Lei de Acesso a Informação
A Lei nº 12527/2011, conhecida como Lei de Acesso a Informação, regula o acesso à informação previsto no Inciso XXXIII do art.5º; no inciso II do 3º art. 37 e no 2º do art. 162 da Constituição Federal.
Conclusão do Plano Bi-Decenal de Desenvolvimento Sustentável do Município de Paracatu
Estudo elaborado pela FJP.
Lançamento da segunda edição do livro Bello Horizonte : bilhete postal : coleção Otávio Dias Filho
FJP lança obra da Coleção Mineiriana (Coleção Centenário), que conta a história dos 100 anos de Belo Horizonte através da exposição de cartões-postais do colecionador Otávio Dias Filho.
Inauguração da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
O complexo abriga a sede do Governo do Estado de Minas Gerais.
Lançamento do Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) em formato multimídia
Conclusão do Diagnóstico do perfil dos recursos humanos dos órgãos de controle interno dos estados brasileiros e do Distrito Federal
Elaborado pela FJP, o estudo foi demandado pelo Conselho Nacional de Controle Interno dos Estados e do Distrito Federal (Conaci).
Diagnóstico da organização e do funcionamento dos órgãos de controle interno dos estados brasileiros e do Distrito Federal
Realizado pela FJP sob demanda do Conselho Nacional de Controle Interno dos Estados e do Distrito Federal (Conaci).
Criação do Sistema Estadual de Informações sobre Saneamento (Seis)
É criado o Sistema Estadual de Informações sobre Saneamento (Seis), por meio do Decreto nº 45.137/2009, tendo a Fundação João Pinheiro como responsável pelas operacionalização das ações técnicas e científicas.
Instituição da Biblioteca Digital do Estado de Minas Gerais
É instituída a Biblioteca Digital do Estado de Minas Gerais, Raymundo Nonato de Castro, por meio do Decreto nº 45.094/2009. Iniciativa idealizada e coordenada pela FJP.
Início da Pesquisa por Amostra de Domicílio (PAD-MG)
A FJP inicia a Pesquisa por Amostra de Domicílio (PAD-MG)
A FJP passa a acompanhar a Lei Robin Hood
A FJP passa a realizar o acompanhamento da Lei Estadual 13.803/00 – Lei Robin Hood, e a calcular os índices a que ela se refere, fortalecendo sua atuação na área de finanças públicas.
Conclusão do trabalho Mapa do Mercado de Trabalho: estrutura e evolução da ocupação formal em Minas Gerais
Grupo de Análise do Mercado de Trabalho da Pesquisa de Emprego e Desemprego (GAMT – PED), formado a partir do Observatório do Trabalho da Sedese e do Centro de Estatística e Informações da FJP e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) concluem o trabalho Mapa do Mercado de Trabalho: estrutura e evolução da ocupação […]
Fórum Latino-Americano de Políticas Sociais: abordagens e desafios
Promovido pela FJP e outras instituições.
Sistema Datagerais
Instituído pelo Decreto 44.304, tendo como órgão gestor a FJP.
Encerramento do Projeto Facilita Minas
Projeto iniciado em fevereiro de 2005.
Seminário Internacional Mídia e Violência
Realizado pela FJP com apoio do Ministério da Justiça.
Caminhos para o Desenvolvimento: intervenção do Sebrae em municípios beneficiados pelo Proacesso
Projeto executado pela FJP.
Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável do Polo Turístico Caminhos do Norte
Elaborado pelo Centro de Estudos Econômicos e Sociais da FJP.
Premiação: Human Development Award – especial recognition for innovation in human development measurement tools/2005
Premiação recebida pela FJP pela elaboração do Atlas de Desenvolvimento Humano da Cidade de Recife, concedida pelo “Human Development Report Office/UNDP/NY.
Altos Estudos do BDMG: cenários, perspectivas, estratégias
Curso ofertado pela FJP.
Fim do Curso de Especialização em Administração
Curso pioneiro ofertado pela primeira vez em 1972, com início das aulas da sua primeira turma em 1973.
Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável do Polo Turístico do Vale do Jequitinhonha
Elaborado pela FJP.
Criação do Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS)
Criado pela Lei 14172, que atribuiu à FJP sua elaboração e divulgação periódica do perfil de desempenho dos municípios do estado de Minas Gerais nas áreas sociais, a partir de dados fornecidos pelos municípios mineiros, por órgãos e entidades da administração direta e indireta do Estado e por instituições públicas federais
Programa Mineiro de Direitos Humanos
Documento elaborado pela Fundação João Pinheiro sob demanda para o Governo do Estado de Minas Gerais, reunia, sistematizava e consolidava as ações relacionadas à promoção de direitos humanos de populações vulneráveis no estado.
FJP conclui o Diagnóstico da Gestão de Materiais do Estado de Minas Gerais
Criação da Medalha Professor Paulo Neves de Carvalho
Criada pelo Decreto 45.755/2011 que também cria seu conselho permanente, a medalha é destinada a homenagear o cidadão mineiro de destaque na gestão pública estadual.
FJP publica o Déficit Habitacional no Brasil 2000
20º presidente da FJP: Jarbas Nogueira de Medeiros Silva
18/01/2001 a 01/03/2002
Sanção da Lei de Responsabilidade Fiscal
Sanção da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, mais conhecida como Lei de responsabilidade Fiscal (LRF). A Lei estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e visa impor o controle dos gastos da união, estados, Distrito Federal e municípios, condicionando-as à capacidade de arrecadação de tributos.
Decreto n° 40970
É publicado o decreto n° 40970 que dispõe sobre o fornecimento de informações de diversos órgãos e entidades de administração pública estadual à FJP, para o desenvolvimento do projeto monitoramento de políticas públicas do Governo do Estado de Minas Gerais.
Conclusão do Planejamento Estratégico da transferência de presos da Secretaria de Estado de Segurança Pública para a Secretaria de Estado de Justiça e de Direitos Humanos
Projeto realizado pela FJP.
Estrutura econômica e social dos municípios do Estado de Minas Gerais
Estudo elaborado pelo Centro de Estatísticas e Informações da FJP.
18º presidente da FJP: Dinamar Martins da Costa
12/01/1999 a 10/02/1999
Relatório Descentralização e Governança no Setor Saúde em Belo Horizonte
Projeto financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Diagnóstico dos Investimentos Culturais no Brasil
Elaborado pelo Centro de Estatísticas e Informação (CEI) da FJP, o estudo visou avaliar os gastos com cultura realizados pelo setor público entre 1985 e 1995, considerando os níveis federal, estadual e municipal.
Prêmio Excellence in the innovative Use of Human Development Measurement Tools
O Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, resultado da parceria entre a FJP, o Programa das nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Instituto de Pesquisa econômica Aplicada (IPEA), recebe o prêmio Excellence in the innovative Use of Human Development Measurement Tools, no evento anual Human Development Report Office/UNDP.
Programa de Melhoria da Oferta de Água no Semi-Árido Mineiro
Elaborado pelo Centro de Estudos Econômicos e Sociais da FJP.
Celebração das comemorações do I Centenário de Belo Horizonte
Plano Estratégico de Ação para Epamig
Estudo contratado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
Abertura das comemorações do centenário de Belo Horizonte
Prêmio Medalha do Centenário da Prefeitura de Belo Horizonte
Premiação recebida pela FJP pelo trabalho de preservação e divulgação da cultura da cidade.
CEI divulga os cálculos do PIB dos municípios mineiros
Sanção da Lei Kandir
A Lei Complementar nº 87, conhecida como Lei Kandir, dispõe sobre impostos dos estados e do Distrito Federal sobre operações relativas a circulação de mercadorias e sobre prestação de serviços de transporte interestadual e de comunicação.
Boletim Conjuntura Econômica de Minas Gerais
Publicação trimestral lançada pelo Centro de Estatísticas e Informação (CEI) da FJP.
Extinção da autarquia Planejamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Plambel)
As atividades da Plambel de pesquisa, documentação, estudo e de orientação técnica aos municípios foram transferidas para a FJP, com a incorporação de sua equipe e projetos por meio da Lei nº 12.153.
Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais:1980-1995
Publicação lançada pela FJP.
Boletim de Comércio Exterior de Minas Gerais
Início da circulação mensal do Boletim de Comércio Exterior de Minas Gerais, publicação do Centro de Estatísticas e Informação (CEI) da FJP.
Estudo sobre o déficit habitacional no Brasil
Estudo elaborado pela FJP.
Decretada Lei Robin Hood
A Lei nº 12.040, conhecida como Lei Robin Hood, define os critérios de distribuição dos recursos do ICMS/IPI – exportação para os municípios de Minas Gerais com o objetivo de melhorar a distribuição da receita arrecadada com o imposto e promover o desenvolvimento de políticas públicas em âmbito municipal.
Política Habitacional do estado de Minas Gerais: Habitar é um direito
Estudo elaborado pela FJP.
Programa do Desenvolvimento Integrado dos Vales Pobres (Promovale)
O Centro de Estudos Econômicos (CEE) da FJP realiza estudo no âmbito do Programa do Desenvolvimento Integrado dos Vales Pobres (PROMOVALE).
Início do Mestrado em Administração Pública
Início do programa de pós-graduação Stricto Sensu “Mestrado em Administração Pública”, oferecido pela Escola de Governo da FJP.
Boletim de Comércio Exterior de Minas Gerais
Lançado pelo Centro de Estatísticas e Informação (CEI) da FJP.
Criação do Plano Real
Criado como medida econômica para conter a hiperinflação. A Medida Provisória nº 542 instituiu o Real como nova moeda a partir de 10 de julho de 1994 e o Banco Central do Brasil estabeleceu que a unidade de Real valesse CR$ 2.750,00.
Início da duplicação da Rodovia Fernão Dias
Publicação do estudo População idosa em Minas Gerais e políticas de atendimentos
Estudo elaborado pela FJP.
A Colonização Alemã no Vale do Mucuri e Diagnóstico do Setor Editorial brasileiro
Publicação de dois estudos realizados pelo Centro de Estudos Históricos e Culturais da FJP.
Criação, pelo Governo de Minas, do Programa de Saneamento Ambiental, Organização e Modernização dos Municípios (Somma)
Diagnóstico quantitativo da situação da criança e do adolescente em Minas Gerais
Estudo elaborado pela FJP.
Criação da Escola de Governo Paulo Neves de Carvalho (EG)
Criada na estrutura orgânica da FJP, contempla atividades de ensino, pesquisa e extensão e incorporou grande parte dos cursos oferecidos pelo CDA (Lei nº 10.961, de 14 de dezembro de 1992).
Criação do Centro de Estatísticas e Informação (CEI)
O CEI passou a incorporar as atividades da Superintendência de Estudos e Estatísticas Oficiais da Secretaria de Estado e Planejamento e Coordenações geral para promover o levantamento dos dados econômicos de Minas Gerais, atualizar informações e identificar fenômenos da economia mineira (Lei nº 10.827, de 23 de julho de 1992).
Criação do Programa Permanente de Desenvolvimento Municipal (Prodemu)
Instituído pelo Decreto nº 32790, de 17 de julho de 1991, incluiu a FJP como entidade de apoio técnico.
Conclusão dos estudos básicos para a institucionalização da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)
Conclusão dos estudos básicos para a institucionalização da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), pelo Centro de Estudos Políticos e Sociais (CEPS) da FJP.
Conclusão do Programa Estadual de Cidades Intermediárias (Proeci)
Projeto executado pela FJP.
Criação no Estado da carreira de Atividades de Ciência e Tecnologia
Carreira criada pela Lei nº 10.324.
Aprovação da Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/1990)
Aprovação da Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/1990). A Lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990, instituiu o Sistema Único de Saúde (SUS), definindo seus objetivos, competências, atribuições, princípios e diretrizes, organização, direção e gestão.
Regime Jurídico Único do servidor público civil do Estado de Minas Gerais
Instituído pela Lei nº 10.254.
Criação do Centro de Desenvolvimento dos Municípios
Criado com o propósito de apoiar tecnicamente os Governos Locais e, ao mesmo tempo, apoiar o Governo Estadual na formulação das políticas de descentralização.
14º presidente: Roberto Gonçalves Pereira
25/04/1990 a 05/06/1991
Análise Regional da Funcionalidade da Economia Mineira
Elaborada pelo Centro de Estudos Regionais da FJP.
Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT)
É instituído o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) pela Lei nº 7998, de 11 de janeiro de 1990. O fundo, de natureza contábil financeira vinculado ao Ministério do Trabalho, tinha o objetivo de regular o Programa de Seguro Desemprego e o abono salarial.
Criação do Centro de Estudos Econômicos e Regionais (Ceer)
Centro criado a partir da fusão do Centro de Economia Aplicada (CEA) e do Centro de Estudos Econômicos (CEE).
Promulgação da Constituição do Estado de Minas Gerais
Promulgação da nova Constituição Federal
Diagnóstico Organizacional e Modernização Administrativa do Instituto Nacional de Administração Financeira da Previdência Social
Estudo realizado pelo CDA/FJP.
Indicadores Sociais de Criminalidade
Projeto realizado pela FJP sob encomenda do Ministério da Justiça, com o objetivo de propor o modelo de um sistema nacional de indicadores sociais de criminalidade para a realidade brasileira.
Criação do Grupo de Modernização Administrativa (Gema)
Destinado a propor medidas de modernização institucional no Estado.
Transferência da FJP para sua sede na Pampulha
O prédio foi construído com recursos próprios.
11º presidente da FJP: Hamilton Parma
21/03/1987 a 27/05/1988
Início do Curso Superior em Administração Pública
Início do Curso Superior em Administração Pública, pelo CDA.
Assembleia Constituinte
Instalação da Assembleia Constituinte, sob a presidência de Ulysses Guimarães
Criação do Curso de Administração Pública (CSAP)
Publicação do decreto federal n° 92.745/86 que autoriza o funcionamento do Curso Superior em Administração Pública (Csap), oferecido pela primeira vez na FJP em 1987.
Aprovação do Plano Nacional de Reforma Agrária
Criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig)
Vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Convênio com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)
O convênio de cooperação técnica firmado entre a FJP e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) teve como objetivo estabelecer programas de formação e especialização de recursos humanos da PMMG.
10º presidente da FJP: Hindemburgo Pereira Diniz
09/07/1985 a 12/03/1987. Segundo mandato deste que foi o primeiro presidente da FJP.
Diagnóstico Nacional da Indústria da Construção Civil
Desenvolvido pela FJP, sob demanda do Ministério da Indústria e do Comércio.
Caracterização da População Prisional: Minas Gerais e Rio de Janeiro
O projeto foi desenvolvido pela FJP em colaboração com o Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), sob encomenda do Ministério da Justiça.
Início do Programa de Especialização em Administração Pública (Peap) da FJP
Lançamento do IV Plano Mineiro de Desenvolvimento Econômico e Social: 1984-1987
Publicação dos diagnósticos para elaboração dos Programas de Desenvolvimento para o Alto São Francisco e o Vale do Jequitinhonha
Projeto realizado pela FJP em parceria com outras instituições estaduais.
Planos de Desenvolvimento Rural Integrados do Alto São Francisco, Rio Doce e Jequitaí-Verde Grande
Desenvolvidos pela FJP por meio de convênio com a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan/MG).
FJP participa do Programa Estadual de Cidades Intermediárias
A FJP é relacionada como um das instituições executoras do Programa que teve a finalidade de promover o desenvolvimento de cidades de porte médio, a partir do decreto nº 222.508, de 30 de novembro de 1982.
Aprovação da emenda que restabelece eleições diretas para governadores a partir de 1982
CDA desenvolve metodologia para o treinamento a distância
Início do curso Planejamento Estratégico para a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)
Ouro Preto é reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade
Ouro Preto torna-se a primeira cidade brasileira a ser reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco
Pesquisa Política de Saúde Mental: Assistência Psiquiátrica
Conclusão da pesquisa realizada pela FJP por meio de convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)
Carlos Maurício de Carvalho Ferreira
Carlos Maurício de Carvalho Ferreira torna-se o oitavo presidente da FJP, sua gestão ocorreu de 05/03/1980 a 18/03/1983.
Criação da Diretoria de Planejamento Social e Urbano
Criação da Diretoria de Planejamento Social e Urbano (DPSU) na FJP, com atribuições de prestar serviços no campo da formulação de políticas do setor, público, relacionadas com os temas de desenvolvimento social e urbano
Revogação do Ato Institucional 5
O AI 5 suspendia uma série de direitos democráticos no país.
População de baixa-renda: acesso a serviços de educação e saúde
Estudo realizado por meio de convênio entre a FJP e o Instituto de Planejamento Econômico e Social.
Início do projeto I Plano Nacional de Pecuária
Projeto executado pela FJP por meio de convênio com o Ministério da Agricultura e Secretaria de Planejamento da Presidência da República para estudos específicos em área de interesses mútuos, dentro dos objetivos da área de planejamento regional.
Criação da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig)
A FJP e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) firmaram um convênio para realização do projeto de criação da Fhemig.
Criação do Programa de Modernização Administrativa
O Programa de Modernização Administrativa (Promor) foi criado na estrutura da FJP com a finalidade de coordenar e controlar atividades e projetos de desenvolvimento organizacional, de reforma e modernização administrativa.
Cetec desvincula-se da FJP
A Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) passa a subordinar-se à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia desvinculando-se completamente da FJP.
Visita do presidente da FJP à Alemanha
Visita do presidente da FJP à Alemanha, a convite da Agência Alemã, para assinar o termo de Cooperação Técnica.
Hélio Braz de Oliveira Marquez
Atuação de Hélio Braz de Oliveira Marquez na presidência da FJP por um curto período (18/01/1977 a 21/01/1977).
Centro de Desenvolvimento em Administração Paulo Camillo de Oliveira Penna
O CDA passa a ser reconhecido por Centro de Desenvolvimento em Administração Paulo Camillo de Oliveira Penna.
Criação da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia
A Secretaria foi criada por meio da Lei 6.953, de 16/12/1976.
Início do Planoroeste II
Criação do Grupo Executivo de Ciência e Tecnologia
Criado no âmbito da Fundação João Pinheiro por meio do decreto nº 17.114, de 22 de abril de 1975, dando origem à Diretoria de Ciência e Tecnologia, assim como a outorga de maior presença atuante do Centro de Recursos Naturais da FJP.
Antônio Aureliano Chaves de Mendonça é empossado governador do estado de Minas Gerais
FJP é declarada entidade de utilidade pública
Programa de Política e Estratégia Empresarial para Altos Executivos
Início Programa de Política e Estratégia Empresarial para Altos Executivos, sob coordenação do CDA/FJP
Divulgação do I Plano Mineiro de Desenvolvimento Econômico e Social
PMDES 1972-1976
Publicação da lei que vincula a FJP ao Conselho Estadual do Desenvolvimento
Rondon Pacheco é empossado governador do Estado de Minas Gerais
Publicação do primeiro estatuto da Fundação João Pinheiro
Publicado por meio do Decreto 12.581/70.